top of page
  • Foto do escritorIsabela Barreto Hildebrand Madureira

PROJETO NA PRAIA SOCIAL 2018 RECEBE ALUNOS DOS CENTROS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS DO DF

Oportunidade vai levar novas possibilidades de desenvolvimento no esporte para adolescentes de Ceilândia, Estrutural e São Sebastião


De 23 de julho a 13 de agosto, 45 jovens em situação de vulnerabilidade social em três regiões do Distrito Federal terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre futebol em um curso de qualificação social gratuito que vai mostrar um lado pouco difundido do esporte: a arbitragem. Esta nova edição do curso Jovem Árbitro é uma realização da Fundação Assis Chateaubriand (FAC) com financiamento do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas (UNODC), por meio do Programa Global Declaração de Doha. A iniciativa conta com apoio da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer e da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do DF.


Para celebrar o início do novo ciclo, haverá uma aula inaugural com todos os participantes do curso. O evento está marcado para 16 de julho (segunda-feira), às 9h, no Centro Olímpico e Paralímpico de Ceilândia – Parque da Vaquejada.


O curso


Em cinco aulas teóricas e práticas, o curso Jovem Árbitro vai apresentar as regras do fut7 (também conhecido como futebol society), levar os participantes a uma partida de campeonato, colocar os jovens em contato com profissionais de arbitragem e preparar as turmas para apitarem jogos, entendendo como são as funções de árbitro principal, auxiliar cronometrista, anotador, entre outras. Ao final, haverá uma cerimônia para entrega de certificados. Os encontros serão realizados nos Centros Olímpicos e Paralímpicos (COP) de Ceilândia – Parque da Vaquejada, Estrutural e São Sebastião.


Resgate de valores


“Queremos proporcionar a esses jovens uma oportunidade de qualificação social por meio da formação cidadã, de maneira a ampliar o convívio social, resgatar valores e desenvolver habilidades relacionadas a disciplina, liderança, mediação de conflitos, respeito, coragem e justiça”, explica Eduardo Gay, gerente de projetos da Fundação Assis Chateaubriand. “As primeiras experiências que tivemos no curso Jovem Árbitro foram muito positivas e levaram uma nova visão sobre futebol e vôlei para mais de 270 crianças e jovens de diversas regiões do DF em 2016 e 2017, nos Centros Olímpicos. Estamos animados com esta nova edição, com a modalidade fut7”, completa.


Para Nívio Nascimento, coordenador da Unidade de Estado de Direito do UNODC, o Jovem Árbitro contribui para a redução da violência no DF. “Esse tipo de financiamento do UNODC se destina a pequenas atividades que apresentem mudança e sejam exemplo de iniciativas de prevenção por meio do esporte. Esse trabalho da FAC vai ser muito importante no sentido de focar numa área em que há pouco investimento no Brasil, usando o esporte como ferramenta de prevenção e construção da paz”, observa.


Programação do Curso Jovem Árbitro 2018


  • 16/7 (segunda-feira), 9h: Aula Inaugural no COP Ceilândia - Parque da Vaquejada

  • 23/7 a 13/8: Aulas no COP Parque da Vaquejada, COP São Sebastião e COP Estrutural

  • 18/8 (sábado): Certificação no COP Estrutural.



Informações para a imprensa

Telefone: (61) 3214-1059


Acompanhe nossas novidades nas redes sociais:

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page